ESAF - 2010 - MPOG - Língua Portuguesa - Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento

Questão 47053

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento


Assinale a opção incorreta a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.

     A) A flexão de masculino no termo “pensado” (ℓ.2) indica que o pronome relativo “que” retoma, nas relações de coesão, o pronome “algo” e não o substantivo “experiência”.

     B) O uso da voz passiva em “ser pensada”(ℓ.10) indica que o verbo pensar está empregado como pensar em, e a oração na voz ativa correspondente deve ser escrita como
pensar na experiência da modernidade.

     C) O sinal de travessão, na linha 13, exerce função semelhante ao sinal de dois pontos, que é a de introduzir uma explicação ou uma especificação para a ideia anterior.

     D) As estruturas sintáticas do texto permitem o deslocamento do pronome átono em “se constitui”(ℓ.14) e “se dá”(ℓ.15) para depois do verbo, escrevendo-se, respectivamente, constitui-se e dá-se, sem que com isso se prejudique a correção ou a coerência do texto.

     E) Embora a substituição de “está sendo”(ℓ.16 e 17) por é respeite a correção gramatical e a coerência do texto, a opção pelo uso da forma durativa enfatiza a ideia de continuidade do processo civilizatório.

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Questão 41042

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento


A partir das ideias do texto, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as inferências abaixo, em seguida, assinale a opção correta.

( ) A conquista dos espaços ocupados pela barbárie constitui uma das manifestações da violência que está na origem da modernidade.

( ) A experiência ocidental estrutura-se por meio de conceitos em contraponto, ilustrados no contraponto entre civilização e barbárie.

( ) O processo civilizatório constitui um movimento de constante recomeço porque espaços de violência devem ser ocupados.

( ) A ausência da oposição no conceito de modernidade tornaria injustificável a ocupação de espaços de violência pelo processo civilizatório.

A sequência correta é

     A) V, V, V, F

     B) V, V, F, V

     C) V, V, F, F

     D) F, V, F, V

     E) F, F, V, V

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Questão 52001

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento


A partir da argumentação do texto, infere-se que

     A) a Grande Divergência falhou em suas previsões, porque se baseou apenas na evolução histórica da renda per capita.

     B) as previsões de Malthus sobre o processo do desenvolvimento foram confirmadas apenas nos países que não exploravam a agricultura.

     C) a educação, associada ao desempenho dos governos, mostrou a falsidade das previsões de Thomas Malthus.

     D) a contribuição da ciência para os avanços da tecnologia pode reverter previsões quanto ao processo de desenvolvimento.

     E) a Revolução Industrial, ao mostrar o potencial ilimitado de desenvolvimento da humanidade, tornou-se prioridade de governo.

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Questão 53002

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento


Provoca-se erro gramatical ou incoerência na argumentação do texto ao

     A) substituir os dois travessões das linhas 2 e 3 por vírgulas.

     B) deixar subentendido o sujeito da oração, retirando o pronome se antes de “realça”(ℓ.2).

     C) iniciar o terceiro período sintático pelo termo Esse processo, escrevendo “Depende”(ℓ.5) com letra inicial minúscula.

     D) substituir “havia sido”(ℓ.10) por fora.

     E) ligar os dois últimos períodos sintáticos, nas linhas 15 e 16, pela conjunção porquanto, escrevendo o artigo em “A renda” com letra minúscula.

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Questão 53005

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento


Assinale a opção correta a respeito das estruturas linguísticas do texto.

     A) No desenvolvimento do texto, a expressão “desta perspectiva”(ℓ.7 e 8) aponta para uma concepção de fazer ciência que se opõe à quantificação dos “dados da realidade”(ℓ.2).

     B) De acordo com as normas gramaticais da língua portuguesa, é opcional o uso da preposição de antes do pronome relativo “que”(ℓ.8); mas seu uso ressalta as relações de coesão entre “crença”(ℓ.8) e “do saber científico”(ℓ.4), “do cognoscível”(ℓ.4 e 5).

     C) A vírgula depois de “aí”(ℓ.8) indica que a oração iniciada por “pronto” constitui uma explicação, um esclarecimento sobre a afi rmação de que o “mundo está aí”.

     D) Nas linhas 11 e 12, a flexão de plural no verbo ter, indicada pelo uso do acento circunfl exo em “têm”, estabelece a concordância com o termo posposto, “seus próprios mecanismos”.

     E) Na articulação da progressão das ideias no texto, o pronome átono em “ignorá-los”(ℓ.12) retoma “condicionamentos histórico-sociais”(ℓ.7); por isso está flexionado no plural.

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Questão 58001

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento


Assinale que alteração proposta para estruturas sintáticas do texto preserva sua correção gramatical e coerência argumentativa.

     A) A troca de posição entre “fazer ciência” e “quantificar os dados da realidade”, nas linhas 1 e 2: quantificar os dados da realidade signifi cou poder fazer ciência.

     B) A troca de posição entre “do saber científico” e “do cognoscível”, nas linhas 4 e 5: do cognoscível, do saber científico como representação do real.

     C) A troca de posição entre “do pensamento” e “de percepção”, na linha 11: tanto o processo do pensamento como o de percepção.

     D) O deslocamento do pronome átono “nos” para depois de “dados”, na linha 15, usando-se ênclise: não são dados-nos da mesma maneira.

     E) O deslocamento de “nem”(ℓ.18) para depois de “existe” (ℓ.18): porque tudo que existe nem é representável.

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Questão 56002

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento

A partir do artigo “Olhando o futuro”, de José Márcio Camargo, publicado em IstoÉ 2077, de 2/9/2009 foram construídos pares de fragmentos que compõem as opções abaixo. Assinale a opção em que a transformação dos períodos sintáticos em apenas um período, no segundo termo de cada par, resulta em incoerência ou erro gramatical.

     A) A economia mundial começa a dar sinais de recuperação. São sinais ainda tênues que podem estar sugerindo que a economia chegou ao fundo do poço.Mas muitos dos problemas que originaram a crise continuam preocupando.

A economia mundial começa a dar sinais de recuperação, embora são sinais ainda tênues, que podem estar sugerindo que a economia chegou ao fundo do poço, porém muitos dos problemas que originaram a crise continuam preocupando.

     B) O colapso do final de 2008 e início de 2009 adicionou novas mazelas. Houve redução do comércio internacional, aumento da taxa de desemprego e queda dos rendimentos reais ao redor do mundo.

O colapso do final de 2008 e início de 2009 adicionou novas mazelas, como redução do comércio internacional, aumento da taxa de desemprego e queda dos rendimentos reais ao redor do mundo.

     C) A pergunta é quanto da retomada da economia depende dos estímulos fiscais e quanto é sustentável sem eles. Por quanto tempo os bancos centrais e os governos ainda poderão manter estes estímulos sem gerar pressões inflacionárias?

Pergunta-se quanto da retomada da economia depende dos estímulos fiscais e quanto é sustentável sem eles e, ainda, por quanto tempo os bancos centrais e os governos poderão manter estes estímulos sem gerar pressões inflacionárias.

     D) Ainda que a pior crise pareça estar para trás, os possíveis cenários para os próximos meses são variados, com enorme incerteza. Não podemos descartar cenários de estagnação, assim como cenários mais otimistas, com crescimento forte.

Ainda que a pior crise pareça estar para trás, os possíveis cenários para os próximos meses são variados, com enorme incerteza, pois não podemos descartar cenários de estagnação, assim como cenários mais otimistas, com crescimento forte.

     E) O cenário mais provável parece ser de crescimento relativamente baixo, devido à baixa oferta e demanda de crédito, ao aumento do desemprego e à queda da renda real. Isso deverá reduzir a taxa de crescimento do consumo nos próximos anos.

O cenário mais provável parece ser de crescimento relativamente pequeno, devido à baixa oferta e demanda de crédito, ao aumento do desemprego e à queda da renda real, o que deverá reduzir a taxa de crescimento do consumo nos próximos anos.

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Questão 59002

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
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Assinale a opção correta a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.

     A) Seriam preservadas a correção gramatical e a coerência do texto ao usar o pronome em “contorná-la”(ℓ.3) antes do verbo, escrevendo: modos de a contornar.

     B) Para evitar as três ocorrências consecutivas de “que” (ℓ.4 e 7), a retirada dessa conjunção antes de “a crise atual”(ℓ .7) manteria a correção gramatical e a coerência do texto.

     C) Na linha 4, o acento circunflexo em “vêm” indica que a concordância se faz com “medidas”, mas estaria igualmente correto e coerente com a argumentação escrever o verbo sem acento, optando, então, pela concordância com “crise”.

     D) O pronome em “quando isso”(ℓ.9) resume e retoma, em relações de coesão, o mesmo referente do pronome em “Com isso”(ℓ.3), ou seja, o exame da crise feito pelos economistas.

     E) Seriam respeitadas as regras gramaticais e as relações entre os argumentos ao empregar o verbo em “se voltará”(ℓ.9) no plural, escrevendo voltarão-se.

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Questão 59003

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento


Avalie os seguintes itens para um período sintático que dê continuidade coerente e gramaticalmente correta ao texto.

I. Desse modo, o bem-estar da sociedade brasileira está a merce dos ventos que conduzirão à essas providências rápidas.
II. Assim, tratam-se de aspectos multifacetados, com influências recíprocas em nível de exigirem enfrentamento complexo e inteligente.
III. O resultado final desse enfrentamento, portanto, é provavelmente positivo para a sociedade e, mais particularmente, para o setor de trabalho.

     A) Apenas I é adequado.

     B) Apenas II é adequado.

     C) Apenas III é adequado.

     D) Apenas I e II são adequados.

     E) Apenas II e III são adequados.

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Questão 57003

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
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Assinale a opção incorreta a respeito do uso das estruturas linguísticas no texto.

     A) Por se estabelecer, na estrutura sintática, uma relação de comparação, seriam preservadas a correção gramatical e a coerência do texto ao inserir do antes de “que os demais setores”(ℓ.3).

     B) Nas relações de coesão, a ideia explicitada na primeira oração do texto é várias vezes retomada: apontada pelo pronome “Essa”(ℓ.3), resumida por “situação” (ℓ.4), referida pelo pronome “que”(ℓ.4) e substituída pelo termo “problema”(ℓ.5).

     C) A opção pelo uso do modo subjuntivo em “resolva”(ℓ.5) indica que se trata de uma hipótese ou possibilidade, pois a estrutura sintática estaria igualmente correta com o uso do modo indicativo, resolve.

     D) Com o objetivo de evitar a repetição de dois vocábulos de escrita e som semelhantes, seriam respeitadas as regras gramaticais e as relações entre os argumentos substituindo-se “que diz que”(ℓ.12) por ao dizer que.

     E) No desenvolvimento das ideias do texto, além de ligar duas orações pela adição, o valor semântico da conjunção “e”(ℓ.16) é o de estabelecer uma relação de causa e consequência.

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Questão 59004

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
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Para que o texto acima respeite as regras gramaticais do padrão culto da Língua Portuguesa, é obrigatória a inserção do sinal indicativo de crase em

     A) 1, 2 e 3

     B) 1 e 2

     C) 1, 3 e 5

     D) 2 e 4

     E) 3, 4 e 5

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Questão 58008

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
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Assinale a opção que completa corretamente a sequência de lacunas no texto acima.

     A) nos, tem assolado, consigamos, pela, as, em

     B) para nós, assolam, consigamos, pela, à, em

     C) lhes, tem assolado, conseguimos, com a, as, em

     D) nos, assolaram, conseguimos, pela, a, de

     E) para nós, assolam, conseguíssemos, com a, à, de

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Questão 58011

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento


Assinale a opção em que as duas possibilidades propostas para o preenchimento das lacunas do texto resultam em um texto coerente e gramaticalmente correto.

     A) e apresentar / apresentando

     B) a / às

     C) o que leve / levando

     D) de / com

     E) da / de a

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Questão 54011

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
Prova: Língua Portuguesa Disciplina(s): Língua Portuguesa 
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Tecnologia da Informação, Analista de Planejamento e Orçamento

Numere em que ordem os trechos abaixo, adaptados do ensaio Lula e o mistério do desenvolvimento, de Maílson da Nóbrega (publicado em VEJA, de 26 de agosto, 2009), dão continuidade à oração inicial, numerada como (1), de modo a formar um parágrafo coeso e coerente.

(1) Mudanças culturais estão na origem do sucesso dos atuais países ricos.

( ) De fato, as lutas mortais dos gladiadores, entre si e com as feras, divertiam os romanos; execuções públicas eram populares na Inglaterra até o século XVIII.

( ) Por isso, a alfabetização disseminada e habilidades aritméticas, antes irrelevantes, adquiriram importância para a Revolução Industrial.

( ) Esses instintos foram substituídos por hábitos fundamentais para o desenvolvimento: trabalho, racionalidade e valorização da educação.

( ) Elas os fizeram abandonar instintos primitivos de violência, impaciência e preguiça.

( ) Como consequência dessas mudanças, a classe média cresceu; valores como poupança, negociação e disposição para o trabalho se firmaram nas sociedades bem-sucedidas.

     A) (1) (2) (4) (5) (6) (2)

     B) (1) (3) (2) (6) (4) (6)

     C) (1) (4) (2) (6) (5) (3)

     D) (1) (3) (5) (4) (2) (6)

     E) (1) (2) (6) (4) (3) (5)

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Questão 57005

Concurso: MPOG 2009/2010 Organizadora: ESAF
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Os fragmentos abaixo constituem sequencialmente um texto e foram adaptados de Afonso C. M. dos Santos, Linguagem, memória e história: o enunciado nacional (publicado em: Ferreira, L. & Orrico, E., Linguagem, identidade e memória social, p. 2-25). Assinale a opção que apresenta o trecho transcrito com erros gramaticais.

     A) O termo fantasme é, importado da psicanálise, para expressar a inquietação que os professores deveriam apresentar no momento exato de decidir sobre a direção do seu trabalho. Desta forma o professor desviaria-se do lugar de onde sempre é esperado.

     B) Poderíamos conceber o nosso fantasme – a nação – como um fenômeno dotado de historicidade e cuja compreensão é central para a história. Por outro lado, podemos considerá-lo como um artefato cultural vinculado à história do próprio conhecimento histórico.

     C) Construído pela via do imaginário, esse artefato precisou da história para se legitimar e fazer crer que a identidade dos países estava assentada em um passado frequentemente anterior à própria existência do Estado.

     D) É preciso observar que toda interpretação dos fenômenos históricos pela História introduz uma transcendência da duração vivida em um tempo construído, o tempo da história, para realizarmos a reconstrução ideal.

     E) Na verdade, não podemos deixar de enfrentar nossos fantasmas, identificando o teatro das ilusões das construções historiográficas. Talvez porque nossa tarefa mais contemporânea seja, exatamente, discutir a natureza do conhecimento histórico.

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